E como a matéria tem que se espiritualizar na exata proporção que o espírito tem que se materializar.

Projetistas fazem canais, arqueiros airam flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo. – Buda Gautama Sakyamuni

“Te Advirto, quem quer que sejas, Oh Tu que desejas sondar os Mistérios da Natureza. Como esperas encontrar outras excelências, se ignoras as excelências de tua própria casa? Em Ti está oculto o tesouro dos tesouros.

"Lembra-te que não é o que tu pensas que cria o que tu És. É o que tu És que criou o que tu pensas e que se afastou disso. Assim, portanto, a Vibração estava ligada à consciência mas do vosso ponto de vista: aquele da personalidade."

“Não acredite no que você ouviu;
Não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações;
Não acredite em algo porque é dito por muitos;
Não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos;
Não acredite em conjecturas;
Não acredite em algo como verdade por força do hábito;
Não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos.
Somente após a observação e análise, e quando for de acordo com a razão
e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então, aceite e viva para isso.”

Siddharta Gautama, o Buddha


Sim!...o tao sabe disso!
hipocrates sabia disso!
a homeopatia sabe disso!
não existe doenças e sim doentes!
uma pessoa so recebe um vírus...
quando o seu corpo ja esta pronto para recebe-lo!
ou seja,...
ja quebrou sua cadeia imunológica!
e assim é com qualquer patologia!
por isso!....
a unica cura verdadeira!...
é saber conservar o corpo dentro das leis que o regem!
Tomaz Aldano



“Nem mente, nem intelecto, nem ego, nem sentimento ..."
Só amor sabedoria.

Na verdade, é por focalizar-se mais e mais na luz que você atrai a escuridão e você terá que começar a lidar com ela num momento, pois ela é algo que torna você mais poderoso e mais
perigoso para as forças do mal.


9 de novembro de 2012



O EQUILIBRIO E O DESEQUILIÍBRIO DOS CINCO ELEMENTOS... EM NOSSAS VIDAS.





Essa seqüência de fenômenos ocorre de forma continua.

No homem, os processos físicos e psíquicos também têm relação com esses movimentos e sua identificação se dá pela característica intrínseca de cada uma de suas funções.




OS CINCO ELEMENTOS:

Madeira:

Está relacionada ao fígado (Yin) e à vesícula biliar (Yang), comanda a visão (olhos) e alimenta os músculos, tendões e articulações.


O fígado é o maior órgão em termos de possibilidades.
No nascimento, é o fígado o maior órgão de todos , até a expansão do coração.
Quando o medo é grande, o fígado trabalha mais porque a energia não sobe.
Quando o calor do fígado gera calor no coração, as conseqüências são espasmo e enfarto.


O fígado para MTC é considerado o Controlador do Planejamento, isto porque ele organiza as ações do corpo, estabelecendo todo o seu metabolismo.

Ele organiza as funções de todos os órgãos e mantém o sangue livre de toxinas de modo que possam funcionar bem.


O fígado é lesado pela cólera.
Como planejador, muitas vezes se frustra quando observa que seus planos não estão sendo seguidos pelos outros órgãos.

Ele governa também os olhos, na medida em que precisamos ver para planificar; quando o fígado adoece, a visão tanto física quanto espiritual (interior) se obscurece.


O fígado está ligado à vesícula biliar, que é o Sistema de Tomada de Decisões. Enquanto o fígado estiver sadio, as decisões do sujeito são perfeitas, já que a vesícula está intimamente ligada a ele.

Se o fígado adoece, o julgamento do indivíduo é imperfeito e não pode mais confiar em suas próprias decisões.

Quando isto acontece, a pessoa se torna azeda na mente e no corpo, e começa a mostrar-se cada vez mais irritada, carece de estabilidade emocional, não repousa e perde a fé.

Se a situação não for resolvida, leva-o à violência, hostilidade, confusão, caos e à demência.


Madeira em Equilíbrio

Flexibilidade nos músculos e articulações; Postura ereta; Movimentação com firmeza; Boa visão; Unhas fortes.



Madeira em Desequilíbrio

Olhos vermelhos (fígado congestionado) ou amarelados; Icterícia, Hepatite; Terçóis, Conjuntivite de repetição; Espinhas nas pálpebras (sobrecarga da vesícula);


Olhos que coçam ou irritados; Visão turva; Dificuldade de suportar a luz; Anomalias ópticas (desgaste em Madeira); Pouca visão interior; Dificuldade de planejar e organizar; Pouca criatividade; lágrimas contidas ou em excesso;

Desencanto com a vida; Descrença na própria capacidade de crescimento; Não suporta o vento ou adora o vento; Sensibilidade excessiva a golpes de ar; Não suportar a cor verde ou ter dezenas de objetos desta cor;

Rosto com leve halo esverdeado; Voz gritada; Sente raiva com freqüência; Se irrita por qualquer coisinha; Demonstra azedamente suas frustrações; Cansaços prolongados, incluindo dificuldade de manter relações sexuais; Tendinites;

Ligamentos rompidos; Costas curvadas; Membros deformados. Secreções, sobretudo o suor, com cheiro fétido / rançoso; Menstruação dolorida ou TPM; Doença ou dor de um lado só (herpes zoster, dor de cabeça de um lado só); Enxaqueca; Insônia e/ou pesadelos; entra em pânico e perde a capacidade de julgamento e decisão; pensamentos e emoções sem sentido.



Fogo:


O elemento Fogo está relacionado ao coração e ao intestino delgado. Seus meridianos são a circulação-sexo e o triplo-aquecedor, a glândula endócrina é a pituitária, seu órgão sensível é a língua.

O coração é considerado o Supremo Controlador. Tem a responsabilidade de tomar o comando e estabelecer a ordem da vida dentro do organismo.

Ele recebe a energia do fígado e da vesícula biliar e a transporta para o restante da mente-corpo. Obviamente, o coração depende do fígado por sua energia pura e sua doença teria origem na insuficiência hepática.


O trabalho do coração está associado ao intestino delgado, que tem a tarefa de separar o puro do impuro, transformar o material enviado à ele em energia pura e residual, assim como separar ações e pensamentos puros e impuros.

Se o coração falha, perde-se a pureza do pensamento e segue-se a estagnação da mente. O corpo fica envenenado e enche-se de toxinas.

Resultam a ansiedade, a depressão e a insegurança.
O corpo deixa de nutrir adequadamente; segue-se fraqueza, as inchações, as infecções, artrites e doenças mais graves.


O planejamento (fígado) e a tomada de decisões (vesícula biliar) não podem ocorrer adequadamente se o puro não for separado do impuro (coração e intestino delgado).

Por outro lado, grandes quantidades de planos e decisões devem Ter lugar para separar o puro do impuro.

Assim, esses órgãos e sistemas são total e completamente interdependentes.


Duas funções deste nível proporcionam proteção ao coração como ao resto do organismo, são elas:


l - Sistema de Energia Circulação-Sexo: Protetor do Coração, influi muito na vida amorosa e sexual.


2- Triplo-Aquecedor: Controla o calor do corpo e o calor da simpatia e dos vínculos sociais e de família.


Os sistemas de Circulação-Sexo e Triplo-Aquecedor movem o sangue e o Ki através do organismo e harmonizam todas as sensações internas.

Juntos, habilitam todos os órgãos e sistemas a funcionar.


Fogo em Equilíbrio

Sociabilidade; Capacidade de falar e de ouvir; Alegria; Empáfia; Calor humano; Tom de voz risonho; Bons pensamentos; Boa vontade; Bons sentimentos.


Fogo em Desequilíbrio

Dificuldades envolvendo calor humano e relações sociais; Euforia, Hiper excitação; Fechado ou sisudo; Gagueira, Loquacidade; Dificuldade de exprimir o que sente ou falar demais; Ser do contra; Não ter amigos, Temperamento frio; Febre; Má circulação; Digestão difícil; Extremidades frias; Sensações de calor ou frio despropositadas; veias varicosas; hemorroidas.

Dificuldade de se colocar em relação ao mundo; Confusão de emoções e pensamentos;

Dificuldade de concluir o que começa. Desejos fortíssimos que atropelam os outros, descaso pelos sentimentos dos outros ou pelos próprios.


Terra:

Em nós a Terra está relacionada ao centro do corpo: timo, estômago, pâncreas e baço, umbigo. É o centro do espaço que nos envolve: carne que reveste nossos ossos, e músculos, que nos dá aparência e identidade corporal. A boca, os lábios e tudo o que está envolvido com o comer é terra.


O estômago recebe, decompõe e amadurece o alimento, enquanto o baço transporta a energia através de todo o corpo.

Antes que o baço possa controlar esse transporte, deve assimilar e misturar o puro KI do plano espiritual com a energia do alimento.

Se a energia do coração não veio com amor, não pode alimentar adequadamente o resto do organismo. Se o estômago não decompõe completamente e não amadurece o alimento, sua energia não pode ser assimilada pelo corpo.


O sistema de energia do estômago governa a digestão da vida também, e pode-se observar que a incapacidade de absorver e assimilar o conteúdo da vida está relacionado com a fraqueza do estômago e do baço.

Tem se observado muitas vezes que o indivíduo que não pode lutar e preencher as exigências de sua vida é deficiente neste sistema.



Terra em Equilíbrio


Sentimento de paz consigo mesmo; Bem estar em qualquer lugar; Capacidade de sorrir, cantar e beijar; Simpatia; Boa racionalidade/bom-senso; Perfeccionismo/capricho no que faz.


Terra em Desequilíbrio


Paranoia, Suspeita; Critica com os outros e consigo mesma; Idéias fixas; Comportamento obsessivo; Sai de si com facilidade; Simpatia excessiva (desagradável solicitude); Só fala de si; Ódio mortal.

Ciclos desregulados - de comer, dormir, menstruar, ir ao banheiro. Peso em excesso ou abaixo do peso; Leve halo amarelado que emana do rosto, o que mostra dificuldades de estômago, baço e pâncreas, predileção por amarelo ou alaranjado.



Metal:


Está relacionado ao pulmão e ao intestino grosso, que têm como função assimilar o essencial e descartar o inútil.


O pulmão é considerado o Controlador do Kl e é responsável pela purificação e regeneração do sangue e da mente. Se não funcionar adequadamente, as faculdades mentais do organismo se decompõem.


O cólon (intestino grosso) é conhecido como Controlador da Drenagem dos detritos, ele remove os detritos corporais e mentais.

Quando não funciona bem, temos constipação mental e física e a reabsorção dos venenos e toxinas em todo o sistema. A capacidade de aprender, de ouvir os outros e de pensar com clareza, dependem do efetivo funcionamento dos pulmões e do cólon.

Todos os órgãos dependem desse bom funcionamento para a sua manutenção e desenvolvimento.


Na visão simbólica chinesa, os pulmões cuidam do tesouro sem o qual o coração não reina e a estratégia do fígado não é executada. Tudo o que consideramos precioso é metal.



Metal em Equilíbrio


Capacidade de colocar ordem e ritmo nas coisas; assimilar o essencial e descartar o inútil; Harmonizar as tensões; Produtividade.


Metal em Desequilíbrio

Diarréia (perda de recursos); Prisão de Ventre (retenção dos excessos); Falta de vitalidade; Indisposição generalizada; Problemas de garganta e esôfago; Certos tipos de paralisia; Doenças debilitantes; Fragilidade emocional.

Depressão e melancolia; Discurso incoerente; Eczema; asma; Bronquite; Gripe, Coriza; Nariz entupido; Choro freqüente; Membros ou costas doloridos; Dormir só de bruços (mostra intestinos sobrecarregados); Sentimento de amor impossível. Sensação de que a vida não vale a pena; Nostalgia; Tosse crônica ou nervosa; Catarro no peito; Tez pálida.



Água:


A Água é a nossa herança genética, nossa história familiar, nosso nome. Em água temos os rins e a bexiga. Os rins são o celeiro da energia vital, são conhecidos como o Sistema Controlador da Água.

Diz-se que o Controlador da Água "cria o osso e a medula óssea" e que o próprio cérebro é o "Mar da Medula Óssea" porque é gerado por ela.

Do cérebro dependem a harmonia dos movimentos corporais e a sensibilidade dos olhos e dos ouvidos. Diz o Tratado Chinês que se o cérebro não for bem nutrido pela medula, perde a coordenação e surgem os apitos no ouvido, tremores, tonturas, problemas ópticos e estados letárgicos.


O rim funciona para separar energia pura da matéria residual. O aspecto mais importante dos rins é o fato deles armazenarem Jing, a essência ancestral, que o potencial de diferenciação entre yin e yang.

Como todos os órgãos precisam de Jing, a harmonia dos rins é essencial ao bom funcionamento do corpo e, por isso, a tradição os define como Raiz da Vida, Mansão do Fogo e da Água, Residência do Yin e do Yang, canal da Morte e da Vida. Ele governa a vontade do homem para sobreviver e evoluir.


Os rins realizam seu trabalho básico com a ajuda da bexiga, que armazena o excesso de água e controla sua passagem para fora do corpo.

O meridiano da bexiga é o maior do corpo (ele tem 67 pontos) e governa o trabalho de todos os outros sistemas através da sua passagem ao longo da espinha.

O restante da mente-corpo, portanto, depende inteiramente deste nível para a sua existência e funcionamento adequados.


Se este nível se desequilibrar, o organismo começa a "afogar-se" em seus próprios resíduos e os próprios ossos começam a se decompor.

Como uma pessoa que se afoga, o indivíduo não tem tempo para os outros em sua vida, pois está muito ocupado em tentar salvar a si mesmo.


Água em Equilíbrio


Facilidade de adaptação; Perseverança; Força; Força de Vontade; Capacidade de colocar metas.


Água em Desequilíbrio


Letargia; Falta de vontade e determinação; Desânimo; Edemas; Tremores; Muito cuspe; Suor excessivo; Sensação de frio; Dores agudas na parte inferior do abdômen; Dificuldade para urinar, Enurese; Digestão difícil no estômago; pressão arterial alta ou baixa; Cansaço sem motivo aparente; Queda de cabelos; Embranquecimento dos cabelos; Recolhimento excessivo; Bloqueio emocional.

Dificuldade de adaptação; Ansiedade, Medo; Insegurança; Angústia; Sensação de sufoco.




ZANG FU - OS CINCO ELEMENTOS :
NA MEDICINA CHINESA...


O conceito de Zang Fu da MTC não equivale à concepção da Medicina Ocidental acerca dos órgãos e vísceras.

Eles formam um sistema interligado que integram tanto as funções fisiológicas do organismo, suas partes, sentidos e atividade cerebral, quanto as emoções e a relação com o ambiente externo.

Os Zang Fu relacionam-se também à produção, transformação, armazenamento e distribuição das Substâncias Vitais, (Qi): Sangue (Xue)
Essência (Jing) e Líquidos Corpóreos (Jin Ye).
Pulmão (Fei)
Intestino Grosso (Dachang)
Estômago (Wei)
Baço (Pi)
Coração (Xin)
Intestino Delgado (Xiaochang)
Bexiga (Pangguang)
Rim (Shen)
Fígado (Gan)
Vesícula Biliar (Dan)

=============================================
Fonte:PRONTO SOCORRO DA ACUPUNTURA
Psicólogo Clínico da Vila Carrão - EDUARDO IOCI DE FARIA
=============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário