de quem é a culpa do mal?
Nem a natureza nem tampouco o Altíssimo
devem ser culpados pelo mal que assola a civilização humana,
mas a inteligência humana distorcida
e transformada em vil pelo miserável egoísmo.
Alimentação, sexo, ambição e outras condições
que propiciariam progresso se tornam
fonte de condições malignas pela abundância ou carência.
Seja você um glutão ou um tirano
e provocará doenças, miséria e sofrimento.
Seja você desprovido de alimentação básica
e será desprezado como um ninguém e seus semelhantes
tornarão você um sofredor ao longo da vida.
Portanto, não é a natureza nem tampouco o Altíssimo
que devem ser culpados pelo mal,
mas a inteligência humana distorcida pelo miserável egoísmo.
O que o ser humano distorce,
o ser humano é responsável por endireitar.
.
O Universo funciona sobre leis absolutas, como a de que toda necessidade terá de ser suprida de alguma forma. Por isso, toda vez que você agir na tentativa de suprir necessidades, nada maligno poderá ocorrer.
.
Usar a capacidade verbal para distorcer os fatos é um erro. As pessoas percebem subjetivamente a verdade e só não agem de acordo com ela porque não o desejam, ou porque se acovardam. Porém, essa atitude tem consequências.
.
A invencibilidade não depende de recursos materiais, sempre haverá alguém com força para perturbar os planos materialistas. A invencibilidade depende da alegria que o coração irradia ao reconhecer seus ideais.
.
A fragilidade de toda riqueza material produzida pela ambição consiste em não se ter dado importância suficiente à qualidade dos relacionamentos enquanto se andava pelo caminho da conquista material. Esse erro é crucial.
.
Todas as certezas e as realidades que representam são transitórias, a não ser que sua alma sintonize a verdade cósmica do Altíssimo. Enquanto isso não for assim, considere normal que as certezas mudem.
.
Você adquirirá verdadeira segurança no seu dia a dia quando conhecer melhor as pessoas que fazem parte desse. É irrelevante gostar de todas ou rodear-se de pessoas detestáveis, só importa que você as conheça.
.
Aquilo que foi conquistado precisa agora ser preservado também. Esta parte do caminho não é tão divertida quanto a luta da conquista, é repetitiva e produtora de rotinas, porém, tão necessária quanto a anterior.
.
Você não precisa depender apenas do seu próprio e particular esforço para que o melhor aconteça. Você pode estabelecer alianças e confiar em que, apesar de complicados, os relacionamentos humanos são úteis e eficientes.
.
Tudo requer trabalho e é assim que a alma humana adquire dignidade. Aquilo que se ganha sem esforço não é devidamente valorizado, porque dessa forma a alma nunca conheceria o alcance de seu próprio poder.
.
Há pessoas que lutam para obter recompensas; elas são boas. Há pessoas que lutam para ajudar seus semelhantes além de obter recompensas; são pessoas ótimas. Há as que lutam para salvar o mundo; elas são essenciais.
.
Investir em relacionamentos é uma verdadeira temeridade. Porém, é nos relacionamentos que reside toda a riqueza de nossa humanidade. É nos relacionamentos que se experimenta o inferno, mas também o gozo supremo do encontro.
.
Os receios não serão superados na teoria, através de argumentações. Os receios serão superados na prática. O que for necessário e urgente colocar em marcha sobrelevará a vontade de refletir sobre os receios.
.
Fonte: Quiroga
Nenhum comentário:
Postar um comentário