E como a matéria tem que se espiritualizar na exata proporção que o espírito tem que se materializar.

Projetistas fazem canais, arqueiros airam flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo. – Buda Gautama Sakyamuni

“Te Advirto, quem quer que sejas, Oh Tu que desejas sondar os Mistérios da Natureza. Como esperas encontrar outras excelências, se ignoras as excelências de tua própria casa? Em Ti está oculto o tesouro dos tesouros.

"Lembra-te que não é o que tu pensas que cria o que tu És. É o que tu És que criou o que tu pensas e que se afastou disso. Assim, portanto, a Vibração estava ligada à consciência mas do vosso ponto de vista: aquele da personalidade."

“Não acredite no que você ouviu;
Não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações;
Não acredite em algo porque é dito por muitos;
Não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos;
Não acredite em conjecturas;
Não acredite em algo como verdade por força do hábito;
Não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos.
Somente após a observação e análise, e quando for de acordo com a razão
e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então, aceite e viva para isso.”

Siddharta Gautama, o Buddha


Sim!...o tao sabe disso!
hipocrates sabia disso!
a homeopatia sabe disso!
não existe doenças e sim doentes!
uma pessoa so recebe um vírus...
quando o seu corpo ja esta pronto para recebe-lo!
ou seja,...
ja quebrou sua cadeia imunológica!
e assim é com qualquer patologia!
por isso!....
a unica cura verdadeira!...
é saber conservar o corpo dentro das leis que o regem!
Tomaz Aldano



“Nem mente, nem intelecto, nem ego, nem sentimento ..."
Só amor sabedoria.

Na verdade, é por focalizar-se mais e mais na luz que você atrai a escuridão e você terá que começar a lidar com ela num momento, pois ela é algo que torna você mais poderoso e mais
perigoso para as forças do mal.


15 de julho de 2012



A ILUSÃO ARIMÂNICA 2

Rodolfo Steiner


30) Tudo o que eu disse na segunda palestra pública proferida aqui (“O Futuro Social”, seis palestras públicas, Editora Antroposófica, São Paulo palestra de 25.10.19) é profundamente verídico. Gostaríamos que fosse seguido em todos seus detalhes; perceber-se-ia então quão fundamentalmente verídicas são essas coisas. Mas justamente porque surgira o reinado do mero “símbolo dos bens sólidos” (quer dizer: dinheiro - citação da palestra pública) foi dado a Arimã mais um meio essencial para o logro da humanidade. Se os homens não se derem conta de que o Estado de direito e o organismo espiritual devam ser opostos à ordem econômica provocada pelos economistas e pelos banqueiros, então novamente, Arimã encontrará, devido a essa falta de discernimento, um importante instrumento para preparar a sua encarnação, isto é, o triunfo de sua encarnação que, sem dúvida, virá. Tais meios podem ser usados por Arimã para um certo tipo de homem. Mas existe também um outro tipo - de fato, os dois tipos são freqüentemente misturados em uma personalidade -, e este proporciona a Arimã, de um outro lado, um caminho fácil ao sucesso.

31) Ora, é um fato que, na vida real erros completos não são tão nocivos como meias ou quartas verdades. Porque enganos completos são logo descobertos, enquanto meias ou quartas verdades iludem as pessoas. Vivem com elas; tais verdades parciais tornam-se parte da vida, causando as mais terríveis devastações.

32) Existem hoje pessoas que não se dão conta da unilateralidade da concepção universal de Galileu / Copérnico, ou que ao menos não enxergam o seu caráter ilusório ou são demais despreocupadas para se meter nisso. Acabamos de demonstrar quão errada é tal atitude. Mas também existem hoje pessoas, grande número delas, que reconhecem uma certa meia verdade, uma meia verdade muito significativa, e não querem ouvir da apenas condicional justificação de tal meia verdade. Estranho como possa parecer a muita gente: é tão unilateral de chegar a conhecer o mundo pela ciência galileu-copernicaria, ou de um modo geral pela ciência universitária do tipo materialista, quanto é unilateral de conhecer o mundo apenas pelos Evangelhos e de renunciar a penetrar a verdadeira realidade por outra via que não os Evangelhos.

33) O Evangelho foi dado aos que viviam nos primeiros séculos do Cristianismo, e acreditar que hoje o Evangelho possa dar o todo da Cristandade é simplesmente uma meia verdade.
Por isso, também é um meio engano que ofusca as pessoas, e assim providencia para Arimã os melhores meios de atingir a meta e o triunfo de sua encarnação.

34) Quão numerosas são hoje as pessoas que pensam falar a partir de uma humildade cristã e, em verdade, falam a partir de uma terrível arrogância quando dizem: “ nós não precisamos de uma ciência espiritual! A simplicidade dos Evangelhos nos conduz ao que o homem precisa da Eternidade! “Manifesta-se, na maioria dos casos, uma espantosa arrogância nessa aparente modéstia, a qual pode muito bem ser usada por Arimã no sentido que indiquei. Pois, não se esqueçam do que eu expus no início desta palestra, isto é, como na época em que se deu o Evangelho os homens ainda estavam compenetrados, no seu pensar, sentir e enfoque geral, pelo impulso luciférico, e que podiam compreender o Evangelho por uma certa gnosis luciférica.
Mas a compreensão do Evangelho neste antigo sentido não é possível hoje. Não se pode obter uma verdadeira compreensão do Cristo em prevalecendo somente o Evangelho, mormente na forma em que fora transmitido. Em parte alguma existe hoje uma compreensão menos autêntica que nas várias persuasões religiosas.

35) O Evangelho tem de ser aprofundado pela Ciência Espiritual, se quisermos obter uma real compreensão do Cristo. Para tal é interessante estudar os diferentes Evangelhos para chegar ao seu verdadeiro conteúdo. Aceitar o Evangelho como tal e como um grande número de pessoas o aceitam hoje em dia, e particularmente na forma como é ensinado, não é um caminho ao Cristo; é um caminho para longe do Cristo. Por isso as confissões estão se afastando cada vez mais de Cristo. A que espécie de concepção crística poderá chegar uma pessoa que quer aceitar o Evangelho e exclusivamente o Evangelho sem o aprofundamento fornecido pela Ciência Espiritual? Ao final das coisas, ele chega a um Cristo - mas é o extremo a que pode chegar apenas pelo Evangelho. Não é uma realidade do Cristo, porque hoje é só a Ciência Espiritual que pode conduzir a ela. Ao que o Evangelho conduz é uma alucinação de Cristo, se bem que correta, uma real imagem interior ou uma visão, e apenas uma visão. O Evangelho fornece hoje o caminho para chegar a uma visão do Cristo, mas não à realidade do Cristo. E a razão porque a moderna Teologia se tornou tão materialista. Gente que tratou o Evangelho apenas do ponto de vista teológico perguntou a si mesma: o quê fazer com o Evangelho? E o resultado de suas ponderações é de dizer: em nossa concepção, é o mesmo que obtemos ao estudar o caso de Paulo ante Damasco. E então esses teólogos que deveriam confirmar o Cristianismo, mas que em realidade o minam, dizem: Paulo era simplesmente doente, uma pessoa doente dos nervos e teve uma visão ante Damasco.

36) A questão é que, pelos Evangelhos, podemos chegar somente a alucinações, a visões, mas não a realidade e que devemos nos convencer que, pelo Evangelho só, não podemos chegar ao Cristo, mas a uma alucinação do Cristo. O verdadeiro Cristo deve ser buscado hoje por tudo o que pode ser obtido pelo conhecimento espiritual do mundo.

37) São essas pessoas que se fiam exclusivamente no Evangelho e rejeitam todo tipo de verdadeiro conhecimento espiritual as que formam a vanguarda de um rebanho para Arimã, quando a ele aparecer em forma humana na moderna civilização. De tais círculos, de tais membros de confissões e seitas que refutam o conhecimento concreto trazido pela aspiração espiritual, exércitos completos desenvolver-se-ão como partidários de Arimã. Tudo isso está começando a existir. Está presente e trabalha na humanidade atual; e se dirige a isso quem hoje fala a pessoas com o conhecimento da Ciência Espiritual, não importa se falar de questões sociais ou outras. Ele sabe onde encontrar os poderes hostis, que vivem, sobretudo no supra-sensível, e que os homens são suas pobres vítimas iludidas. Esta é a chamada à humanidade: “Libertem-se de todas as coisas que formam uma tão grande tentação de contribuir ao triunfo de Arimã!”.

38) Muitas pessoas já sentiram algo desse tipo. Mas ainda não há a coragem em toda parte de procurar se compreender com os impulsos históricos de Cristo, Lúcifer e Arimã, naquela maneira exaustiva que é necessária e como é enfatizada pela Antroposofia. Mesmo aqueles que têm uma idéia do que é necessário não querem avançar o suficiente. Vejam alguns exemplos onde surge a noção de que seja necessário permear a ciência secular materialista, com seu caráter arimânico, pelo impulso de Cristo, e que, por outro lado, seja necessário iluminar o Evangelho pela explanação da Ciência Espiritual. Vejam quantas pessoas realmente se esforçam a lançar uma luz, em uma ou outra direção, por meio do conhecimento espiritual científico!Mesmo assim, a humanidade só adquirirá a correta atitude acerca da encarnação terrena de Arimã, se enxergar até o fundo dessas coisas e tiver a coragem, a vontade e a energia de iluminar pelo Espírito tanto a ciência secular como o Evangelho. De outra maneira, o resultado permanecerá sempre superficial. Pensem, por exemplo, como o Cardeal Newman, afinal um homem culto e iluminado, que segue a moderna evolução religiosa, declarou publicamente, por ocasião de sua Investitura como Cardeal em Roma para que, a doutrina cristã católica fosse sobreviver seria necessário uma nova revelação. Nós, todavia, não precisamos de uma nova revelação; o tempo das revelações no sentido antigo passou. Temos mister de uma ciência nova, iluminada pelo Espírito. Mas os homens devem ter a coragem para tal ciência nova.

39) Pensem em um fenômeno literário como “Lux Mundi”, inaugurado nos anos oitenta, começo dos anos noventa do século passado, por certos membros, teólogos, da Igreja Anglicana. Consistia de uma série de estudos totalmente imbuídos do esforço de construir uma ponte da ciência secular para os conteúdos do dogma.
Poder-se-ia chamá-lo de um estrebudiar para cá e para lá, e em parte alguma um aprender corajoso da ciência secular, nem uma iluminação dessa ciência pelo Espírito.
Não havia um exame despreconceituoso do Evangelho, com o conhecimento de que o Evangelho por si só não é hoje suficiente e que deve ser elucidado e iluminado. Para tal, a humanidade deve ter a coragem, em ambas as direções, de dizer: a ciência secular por si só conduz a ilusão, o Evangelho por si só conduz a alucinações. O caminho do meio entre ilusão e alucinação só pode ser encontrado ao abarcar a realidade pelo Espírito. E isso o ponto que importa.

40) Tais coisas devem ser reconhecidas hoje em dia. A ciência puramente secular tornaria os homens inteiramente presos ao ilusionismo; efetivamente acabariam por cometer apenas doidices. Bastam as doidices que já estão sendo cometidas hoje; certamente, a Guerra Mundial foi uma grande loucura! Mesmo assim, muita gente inteiramente compenetrada pela ciência secular oficial estava nela envolvida. E se vocês se derem conta de que estranhos fenômenos psicológicos aparecem quando uma ou outra seita põe em evidência um dos quatro Evangelhos, compreenderão mais facilmente o que eu disse hoje sobre os Evangelhos. Vejam quão fortemente inclinada a toda sorte de alucinações é uma seita que só segue o Evangelho de João, ou uma outra que só segue o Evangelho de Lucas. Felizmente existem quatro Evangelhos que, exteriormente se contradizem, e este fato evitou até agora a grande calamidade que tal unilateralidade poderia causar. Temos diante de si quatro Evangelhos, as pessoas não enveredam demais por uma direção, uma vez que têm os outros ao lado. Um Evangelho é lido em voz alta em um domingo, e um outro, um outro domingo, e assim o poder ilusionário de um é contrabalançado pelo outro. Há uma grande sabedoria no fato de quatro Evangelhos terem sido dados ao mundo civilizado, impedindo assim que uma pessoa seja presa a uma corrente, como é o caso de muitos membros de seitas, quando são influenciados por um Evangelho isolado. Se for só um Evangelho fazendo efeito sobre eles, é especialmente claro como isso o conduzirá ultimamente a alucinações.

41) De fato, é essencial hoje em dia renunciarmos a uma grande parte de nossa inclinações subjetivas, muita coisa a que estamos apegados e consideramos piedoso ou inteligente. Antes de tudo, a humanidade deve procurar universalidade e a coragem de olhar as coisas de todos os lados.

42) Era isso que eu queria lhes dizer hoje, para que compreendam que o que estamos procurando realizar agora na humanidade tem fundamentos genuinamente mais profundos do que algum tipo de preconceito subjetivo. Podemos dizer efetivamente que isto é lido nos sinais dos tempos, e que deve ser efetivado.


(Traduzido por Heinz Hilda - Revisado por Josiana Arippol novembro/93)


EXTRAÍDO DE: http://www.festascristas.com.br/index.php/micael/micael-textos-rudo...

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