Meditação samurai e meditação
Muito se escreve sobre meditação e iluminação, porém Osho lançou um olhar muito interessante sobre a prática da Arte Samurai. Analisa os conceitos do Budo(suave caminho marcial) que visam, através da prática, levar a Harmonização com o Universo e ao Despertar, ele percebe isto de uma maneira muito clara:
“Foi assim que, no Japão, o mundo Samurai saiu da meditação e todos os tipos de Artes Marciais se tornaram o Caminho para a Paz Interior. A relação entre o homem e a espada se tornou uma das coisas mais meditativas no Japão. Você tem que estar muito alerta, porque, um único momento de inconsciência, e você está acabado.
O verdadeiro esgrimista torna-se tão alerta que antes que o outro ataque, ele já sabe. Antes que o pensamento de ataque passe pela mente do inimigo, ele já se preparou. Ele está pronto. Seu estado de alerta se torna tão profundo que ele começa a ler os pensamentos do outro. É dito que quando dois verdadeiros Samurais lutam, ninguém pode vencer. A luta pode continuar, mas ninguém pode vencer porque ambos estarão lendo a mente um do outro. E antes que você ataque, o outro está pronto para defender.
A relação entre o homem e a espada tornou-se uma das maiores fontes de iluminação. Parece estranho, mas no Japão se tem feito muitas coisas estranhas. Da cerimônia do chá à utilização da espada, tudo se converteu em meditação. De fato, a vida pode ser transformada em meditação, porque meditação simplesmente significa tornar-se mais consciente.
Assim vá para dentro de si mesmo e esteja mais consciente. Um dia a vitória será sua – isto é absolutamente certo. Você só tem que cumprir a condição: esteja totalmente consciente. ”
Existe um quadro de um Samurai que armado, está calmamente tocando um instrumento musical. Esta pintura é para demonstrar a plena consciência do momento presente, ele toca a melodia com perfeição e no instante seguinte pode estar pronto para usar a espada; ele não se afasta do mundo para adquirir este estado de consciência.
Osho continua:
“Meditação pertence ao Coração, não a mente – não é lógica, está próxima ao Amor. (...)
É uma aptidão – você pode ter ou pode não ter. Uma aptidão não é uma ciência, não pode ser ensinada. Uma aptidão não é uma arte. Uma aptidão é a coisa mais misteriosa para a compreensão humana. (...)
Se o homem já não tiver algo em seu Coração – uma pequena semente – então é impossível para ele. Ele pode aprender a técnica, ele pode aprender a Arte. Mas se não existe aptidão, ele não vai ter sucesso. (...)
Todo Caminho é individual e pessoal. Assim, as experiências de uma outra pessoa não irão ajudá-lo; pelo contrário, talvez estejam prejudicando. (...)
Não faça da meditação um hábito. Deixe estar viva. (...)
A Meditação é um salto: da cabeça para o Coração, e por último, do Coração para o Ser. ”
Boa Reflexão.
Oss.
Baseado em textos de Osho em “O Livro do HOMEM”
http://shineitaido.blogspot.pt/2012/07/meditacao-samurai-por-osho.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário